Você alguma vez conheceu uma cidade e se identificou tanto que se imaginou vivendo nela? Eu e o Ti sempre temos essas conversas depois de passarmos por lugares que curtimos, até porque gostaríamos muito de viver um tempo fora depois que a viagem acabar.
Mas temos percebido que os lugares que mais gostamos pra fazer turismo não necessariamente são os que gostaríamos de viver, porque levamos em conta várias coisas, como transporte, comida, custo, pessoas… Então tentamos – porque é quase impossível – listar o TOP 5 das cidades que mais gostamos de conhecer durante a viagem como turistas e outro TOP 5 das que mais gostaríamos de viver.
Top 5 cidades para morar
Lisboa, Portugal
Não só pelo idioma ser igual, escolheríamos Lisboa por termos conhecido pessoas incríveis, pelo fato de a vida ser mais simples, tem acesso fácil pra praia e pra montanha e não adianta: a gente tem identificação com o povo português por uma questão histórica.
Barcelona, Espanha
Barcelona está no coração e já contamos que foi a cidade que nos encorajou a fazer o mochilão pelo mundo. A cidade é linda, as pessoas tem qualidade sem pagar tanto por isso, a vida nas praças e na rua é super ativa e há um senso de comunidade bem bacana. Além disso, o calor humano que estamos acostumados também é bem presente aqui.
Milão, Itália
Não foi uma cidade que encantou como pelo turismo, mas gostamos da vibe das pessoa que vivem. Milão tem parques e universidades ótimos, a comida é maravilhosa, o inverno não é tão rigoroso e pareceu ser uma São Paulo mais organizada. Aqui também predomina o business, mas parece que com uma vida menos sacrificada, daria pra viver mais a cidade e até continuar estudando.
Berlim, Alemanha
Essa é a única cidade mais ao norte da Europa que viveríamos, mas pelo fato de ser totalmente cosmopolita. Cada bairro tem uma cara, o transporte é o melhor do mundo e o custo de vida não é exorbitante. Além disso, Berlim respira uma cultura underground, que nós dois curtimos, tem muito show, arte de rua e contato com gente do mundo inteiro.
Koh Phangnan, Tailandia
Esse é o destino mais atípico da nossa lista, mas que escolheríamos se quiséssemos levar uma vida bem tranquila. A ilha tem o lado agitado, mas facilmente dá pra encontrar praias paradisíacas e bem tranquilas, além de uma mata linda no interior. Conhecemos muito gringo vivendo lá e a ilha tem uma estrutura bem razoável para passar um período mais longo.
Top 5 cidades pra visitar
Cartagena, Colombia
É uma das cidade coloniais mais apaixonastes que já vimos: colorida, cheia de música e de vida. Os moradores ficam todos papeando na porta das suas casas e convivendo na boa com a turistada, alem de ser uma delícia sentar lá pra ver a vida passar.
São Francisco, EUA
Essa cidade é maluca! Tudo acontece, tem shows sensacionais, uma galera de cabeça bem aberta, é moderna sem perder a identidade própria e você acha de tudo. O único lado ruim é o preço (caríssima!!!) e o tanto de maluco, junkie e morador de rua que se vê, isso é bem triste.
Budapeste, Hungria
Charme define. Tem alguns trechos que parecem meio parados no tempo por conta do período comunista, mas por outro lado uma vida intensa de cultura e música que exala por cada buraco. Isso sem falar dos castelos separados pelo Danúbio, que a noite ficam ainda mais lindos. Talvez uma das melhores surpresas da viagem!
San Cristobal de Las Casas, México
Desses lugares prazerosos pra andar e fazer tudo a pé. É uma cidadezinha de colonização espanhola no alto de uma montanha, mas super importante pro povo mexicano, porque foi onde aconteceu umas das principais revoltas zapatistas. É uma fofura com o toque mexicano.
Amsterdã, Holanda
Como diz o Ti, aqui parece um conto de fadas com aquelas casinhas lindas separadas por canais, misturada a cafés deliciosos e lojas super originais de roupa e artesanato. A cerveja é maravilhosa, os bondes funcionam perfeitamente e pode ser tão romântica quanto vibrante, depende do seu estado de espírito.
'Cidade pra morar, ou cidade pra visitar?' have no comments
Be the first to comment this post!