Experiências em Roma e Toscana + Vídeo

Share

Já contamos que a nossa viagem começou no norte da Itália, mas voltamos para três meses depois que eu pudesse finalizar meu processo de cidadania e aproveitamospara fazer outras paradas obrigatórias: Roma e Firenze, passando também por Siena e San Gimignano.

Roma já cansamos de falar: uma das top 5 cidades que visitamos nessa viagem até agora.
ROMA: 
Não à toa uma das cidades que apaixonaram Woody Allen. O berço da Itália e outrora maior império do mundo agrada a gregos e troianos. Uma viagem no tempo, não apenas pelo Coliseu ou o antigo senado, mas porque ao entrar em uma Trattoria qualquer você provavelmente vai jantar num lugar  mais antigo que o descobrimento do Brasil.
A culinária é incrível: massas, pizzas, nhoques, tudo delicioso. O vinho é ótimo e barato. Além disso tudo, tem o Vaticano, o museu do Vaticano, as missas do Papa às quartas na lindíssima catedral de St Peter.
Tem ruínas, tem obras primas, tem tudo. Até praia tem. E nem precisava.
Coliseu

Coliseu

FLORENÇA:
Se Milão é a Capital da Moda, Florença é a capital da arte. Foi daqui que surgiram grandes nomes do Renascimento como MichelangeloLeonardo da VinciGiottoBotticelliRafael Sanzio e Donatello, e nada menos que 6 Papas. A Família Médici governou a cidade graças ao poder financeiro que vinha do seu controle sob os bancos e ajudou a financiar o pólo artístico que conhecemos hoje.
A cidade também é a casa de Davi, famosa estátua que hoje fica em um cômodo especialmente projetado para ela na belíssima Galleria dell’Accademia. Se o movimento renascentista cultuava o homem e seus feitos, Davi o define em uma só obra. A perfeição do homem nos mínimos detalhes.
Davi de Michelangelo

Davi de Michelangelo

Da praça Michelangelo é possível assistir a um espetáculo: Ver o sol se por, explodindo atrás da cidade, iluminando o Rio Arno, e a linda Ponte Vecchio. Florença é incrivelmente romântica, inspirando criatividade até mesmo nas cabeças mais duras, como a minha.
Florença

Florença

SIENA:
Segundo a lenda, a cidade foi fundada pelo filho de Remo, irmão assassinado por Rômulo – fundador de Roma. Gêmea de Florença, ainda na deliciosa região da Toscana, Siena rivalizava com sua “irmã” em tudo, especialmente nas artes: se uma de destacava pelo movimento renascentista, a outra era pelo Gótico. A rivalidade entre elas durou até a Peste Negra arrasar a população de Siena e fazer com que a cidade perdesse a sua independência, ficando abaixo de Florença.
Andar pelas ruas é também viajar no tempo. Os tijolos à vista e as casas coladinhas umas nas outras dão o tom da cidade. A Piazza del Campo, popularmente conhecida como Praça do Sol, abriga estudantes, turistas, trabalhadores e transeuntes que param para almoçar num lugar delicioso, sentados no chão mesmo, com uma vista privilegiada do centro histórico.
Piazza del Campo

Piazza del Campo

SAN GIMIGNANO:
Uma pequena cidade medieval da Itália, que ainda conserva sua arquitetura e muros intactos que protegeram a cidade. Mas o que atrai aqui não é apenas a arquitetura.
Aqui nasceu e morreu Santa Fina. A lenda diz que ainda criança, adquiriu de uma doença degenerativa que a fez sofrer por 5 anos antes de morrer. Durante seu padecimento, recusou a cama macia e preferia dormir em um tablado de madeira. Antes de falecer, teve uma visão de Santo Gregório, que lhe disse a data exata de sua morte – o que de fato aconteceu. Quando seu corpo foi removido do tablado, violetas cresceram no local, que se espalharam e hoje são encontradas em toda a cidade, marcando a presença dela por quase 800 anos depois.
As violetas de fato estão são pela cidade até hoje e se misturam com o tom alaranjado dos tijolos, que estão nas casas, ruas e muros fortificados. A romântica San Gimignano também é cercada de fazendas e vinícolas que concretizam nossa visão até clichê da Toscana. É impossível visitar e não querer abrir uma garrafa de vinho, sentar e ver o dia passar.
A medieval San Gimignano

A medieval San Gimignano



About

O Tiago Moreira tem 34 - Nerd, ele adora punk rock, o Corinthians e a sua buldogue Mafalda. Cresceu em Tremembé, mas nasceu pro mundo. Adora lasanha e é vegetariano. Depois de 10 anos em São Paulo, decidiu arejar um pouco a cabeça e viajar!


Comments

'Experiências em Roma e Toscana + Vídeo' have no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Images are for demo purposes only and are properties of their respective owners. Old Paper by ThunderThemes.net