darjeeling-blu

10 Filmes de Viagem

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Dada à minha situação parecida com a do personagem de Owen Wilson no filme “A Viagem a Darjeeling”, pensei em fazer uma lista de filmes de viagem. Até porque tenho assistido muitos filmes já que estou de molho.
Estrupiado após bater a cabeça na piscina

Estrupiado após bater a cabeça na piscina

Então vamos lá:
Darjeeling Limited
Esse é de um dos meus diretores favoritos, o Wes Anderson. Um ano após a morte do pai, três irmãos viajam de trem pela Índia numa tentativa de se re-conectarem. Além da história ser muito legal, um ponto que apaixona é como a excentricidade dos personagens se choca e depois se mescla com a peculiar cultura indiana. Com certeza você vai pensar com carinho em incluir o país nos seus planos futuros de viagem.

 

2) A PRAIA

Outro filme incrível do Danny Boyle e que todo mochileiro deveria assistir. É daqueles que faz o mosquito da viagem morder você. Leonardo DiCaprio é Richard, um viajante que descobre um mapa que o leva para uma ilha paradisíaca e secreta na Tailândia. Os perfis do mochileiro independente e dos turistas “parasitas” são bem desenhados no filme, deixando claro que existe duas maneiras distintas de ver e explorar o mundo.

 

Dirigido por Sean Penn e com trilha sonora do Eddie Vedder, o filme conta a história do mochileiro Christopher “Supertramp” McCandless. Ele abandona todos os seus bens materiais e trilha para o Alaska com a intenção de viver a Natureza Selvagem. Pelo caminho, encontra pessoas que o ajudariam a moldar sua personalidade. É legal entender a motivação do personagem, que acaba contagiando você a pegar sua mochila e sumir!

 

Dirigido pelo Walter Salles e com Gael Garcia Bernal, o filme conta a primeira viagem de Ernesto Guevara pela América Latina, que teria sido o estopim para se tornar o revolucionário “Che”. O mais legal é que você faz a jornada junto com o protagonista e você aprende com ele por meio de retratos fieis da América do Sul. Isso aproxima o espectador do protagonista e dá uma visão mais humana do ícone.

 

 

 

 

5) 7 ANOS NO TIBET 

poster-cartaz-sete-anos-no-tibete-13699-MLB140232397_320-O

 

Com Brad Pitt, o filme narra a história real do alpinista alemão e campeão olímpico Heinrich Harrer. Depois de uma longa jornada pelo Tibet, ele acaba se tornando amigo do Dalai Lama ainda jovem, antes da ocupação chinesa no país. Conforme sua amizade se fortalece, o protagonista aprende sobre a humildade, enquanto ensina Dalai Lama sobre o mundo. Essa troca de experiências mostra o quanto viajar pode mudar uma pessoa.

 

 

 

 

6) TUDO É ILUMINADO

 

Elijiah Wood faz o papel de um jovem judeu norte-americano que viaja para a Ucrânia atrás da mulher que salvou a vida de seu avô durante a 2a Guerra Mundial, tendo a ajuda de locais pra lá de excêntricos. O protagonista que é nitidamente diferente do resto, um estranho no ninho, encontra uma ligação justamente com pessoas completamente diferentes dele. Além de ter uma fotografia sensacional da Ucrânia, esse é mais um exemplo de como uma viagem pode te mostrar bem de perto o espírito humano e se re-conectar com o mundo a sua volta.

 

 

 

 

7) LIVRE

Protagonizado pela Reese Witherspoon, esse filme narra a história de uma mulher trilhando  sozinha  sua jornada pelos EEUU, numa tentativa de se reencontrar e se recuperar após eventos traumáticos na sua vida. Essa longa e solitária trilha muitas vezes te dá tempo pra pensar na vida, longe dos celulares, televisões e vícios da vida moderna. Nesse caso, a viagem pode mudar uma pessoa e ajudar a curar suas feridas.

Do Francis Ford Coppola, esse filmaço conta a história de Bennie, um americano que viaja até Buenos Aires para encontrar o irmão que há muito sumiu sem dar notícias, depois de já ter sido aclamado como um promissor escritor, mas que com os anos não passava de uma sombra. Bennie busca entender seu passado para tentar refazer os laços de amizade entre os dois. O mais legal é ver como Bennie, o irmão mais novo, aprende e cresce conforme respira os novos ares de Buenos Aires, e o impacto que isso tem na vida de Tetro, o irmão mais velho.

Novamente um filme de Walter Salles – que adora uma história de viagem -, com uma ajudinha executiva ($) do Coppola – que adora uma saga familiar – dão cena a esse road movie. O jovem escritor Sal Paradise tem a vida virada de cabeça pra baixo quando conhece o “free-spirited” Dean Moriarty e sua namorada, Marylou. Eles cruzam os EEUU encontrando pessoas que marcam suas vidas. Uma jornada de descoberta e que certamente vai te fazer pensar em comprar um carro com alguns amigos e cair na estrada.

 

the-way-movie-poster
Dirigido pelo Emilio Estevez e protagonizado pelo seu pai, Martin Sheen (também pai do Charlie Sheen). Conta a história de um dentista que parte para fazer o reconhecimento do corpo do seu filho, morto em uma tempestade durante o caminho de Santiago de Compostella. Lá, decide continuar a viagem do filho distribuindo suas cinzas pela estrada e enfrentando seu luto. Apesar de não ser lá muito bem produzido, é um puta roteiro e uma bela história de viagem.

 

 

 

Esse é nosso top 10, qual o seu?

Beijo dos Dois e bom filme!



About

O Tiago Moreira tem 34 - Nerd, ele adora punk rock, o Corinthians e a sua buldogue Mafalda. Cresceu em Tremembé, mas nasceu pro mundo. Adora lasanha e é vegetariano. Depois de 10 anos em São Paulo, decidiu arejar um pouco a cabeça e viajar!


Comments

'10 Filmes de Viagem' have no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Images are for demo purposes only and are properties of their respective owners. Old Paper by ThunderThemes.net