DSC_5446

Machu Picchu: 4 maneiras de chegar + Infos Úteis

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Machu Picchu tem para todos os bolsos e gostos. Principalmente depois que virou uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo, a gente viu passeios pra lá que vão dos $120 aos $450, sempre cobrados em dólar. Basta  você escolher o que mais se encaixa com a sua conta bancária e com seu espírito aventureiro!

Antes de falar sobre as principais rotas, achamos importante mostrar quais são as cidades que estão no caminho do santuário, pra ficar mais fácil visualizar como chegar.

(fonte: Vision in Consciouness)

(fonte: Vision in Consciouness)

*Não existe transporte direto a Machu Picchu. Todos eles vão até cidade mais próxima, chamada Águas Calientes.

** Como chegar:

1. Via Cusco, de trem: Cusco é a base de todos os viajantes que querem conhecer Machu Picchu. Uma cidade charmosa. bem estruturada e com aeroporto internacional e voos diários para Lima. De lá saem todas as rotas para o santuário, incluindo a mais cômoda e rápida de todas: O Peru Rail, um trem de 3h que vai até Aguas Calientes, a cidade mais próxima do sitio arqueológico e volta de lá para Cusco.

Preço Médio: A partir de $250,00. Inclui passagem de trem de Cusco a Aguas Calientes (ida e volta), e entrada a Machu Picchu.

Duração: 1 dia.

2. Via Ollantaytambo, de van + trem: Essa cidade fica aproximadamente duas horas pra frente de Cusco e é um ponto do parada do Peru Rail. Por ser uma alternativa bem mais barata, muita gente prefere pegar o trem daqui. Neste percurso, o caminho de Cusco a Ollantaytambo é feito de van e depois pega-se o trem até  Aguas Calientes. Para fazer o passeio com calma, é bacana dormir uma noite em Aguas e conhecer Machu Picchu no dia seguinte, fazendo depois o mesmo trajeto de volta.

Preço Médio: $270,00. Inclui transportes de ida e volta (van Cusco – Ollantaytambo, trem Ollantaytambo – Aguas Calientes) uma hospedagem, e entrada a Machu Picchu.

Duração: 2 dias e 1 noite.

3. Via Hidroelétrica, de van + caminhada + trem: Esse é um caminho relativamente novo e foi o que fizemos! Pegamos uma van em Cusco até uma usina hidrelétrica, num trecho que durou 6 horas divididas entre estrada de asfalto e terra. Descendo na usina, são mais 2h de caminhada até Aguas Calientes, por uma trilha bem plana e relativamente fácil. Como o percurso total é longo (umas 9h ao todo), é preciso dormir uma noite em Águas e subir a Machu Picchu na manhã seguinte. Para voltar, pegamos o trem até Ollantaytambo e van até Cusco.

Preço Médio: $160. Inclui van até a hidrelétrica, uma hospedagem em hostel com quarto compartido, entrada de Machu Picchu, trem de retorno até Ollantaytambo e van até Cusco. Se preferir também voltar de van, dá pra economizar e a trip sai por uns $120, mas é muito cansativo!

Duração: 2 dias e 1 noite.

4. Via Cusco, de van + bike + caminhada: Esse é um caminho que ficamos com bastante vontade de fazer, mas ele exige um certo preparo físico e clima favorável, o que ambos não tivemos. No 1º dia são 6h de jornada, sendo 3h de van e 3h de bicicleta, até a cidade de Santa Maria. O 2º dia é todo de caminhada, totalizando 8 horas até e cidade de Santa Teresa. No 3º, chega-se em Aguas Caliente, após mais 8 horas de caminhada. E finalmente o 4º dia é dedicado a conhecer Machu Picchu e também voltar a Cusco. A volta dura 4 horas, sendo 2h de trem até Ollantaytambo + 2 horas de van até Cusco.

Preço Médio: $330,00. Inclui as vans e trem de retorno, 3 hospedagens em albergues, 6 refeições e entrada de Machu Pichhu.

Duração: 4 dias e 3 noites.

** Infos Úteis:

∙De Águas Calientes é possível chegar em Machu Picchu a pé (trilha pesada de 1h40) ou de ônibus ($12 por trecho, 25 min de duração).

∙Os ônibus saem a partir das 5h30. Se optar pela trilha, saia as 4h e leve agua e lanterna,

∙Os portões de Machu Picchu abrem as 6h da matina. Quanto mais cedo chegar, maiores as chances de aproveitar o santuário vazio.

∙Leve snacks, agua, folha de coca e frutinhas na mochila.É possível encontrar tudo isso lá em cima, mas você vai pagar umas três vezes mais.

∙Se você também tem planos de ir a Huayna Picchu, reserve o ticket online com no mínimo um mês de antecedência. Esse lugar tem um limite diário de 200 turistas e os ingressos se esgotam muito rápido.A gente não conseguiu :(

∙Sites úteis: Peru Rail (trem), Machu Picchu Oficial (compra de tikets), Ecopackers Hostel (nossa hospedaria em Aguas Calientes).

Independente de como, não deixe de ir a Machu Picchu pelo menos uma vez na vida! Lá tem um visual e uma energia incríveis nenhum lugar que tivemos até agora se compara com a sensação de estar lá!!!



About

28 anos, Relações Públicas e "mãe" da Mafalda. Cresceu no interior de SP, viveu 10 anos na capital. Aprendeu a dirigir, trabalhar e se virar. Mas continuou sem gostar de comer tomate com pele, ter as unhas compridas e de ficar sozinha.


Comments

'Machu Picchu: 4 maneiras de chegar + Infos Úteis' have 2 comments

  1. 6 de julho de 2015 @ 17:48 Franciellen

    Olá, Júlia!

    Gostaria de saber se você indica alguma empresa para fechar o pacote da van e também se é fácil conseguir fechar na hora ou se tem como fechar pela internet.

    Obrigada!

    Reply

    • 12 de julho de 2015 @ 18:19 Julia Furquim

      Oi Franciellen, tudo bem?
      Eu não me lembro o nome da agência com que fechamos o pacote, mas fizemos por intermédio do Intro Hostel, lá em Cusco mesmo. O preço estava bem na média e, tirando o guia de MP que era fraco, o serviço foi bem tranquilo – fomos inclusive com uma galera de vários outros hostels. Não agendamos nada com antecedência, deixamos pra bookar chegando lá. Se você quiser, manda um e-mail pra eles (http://www.introhostels.com/) que tenho certeza que irão te orientar com todos os tipos de pacotes e preços. Mas se preferir também, pode dar uma olhada quando chegar na cidade, porque tem infinitas agências que fazer o tour.
      Beijão dos dois!

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Images are for demo purposes only and are properties of their respective owners. Old Paper by ThunderThemes.net