Metelkova, na Eslovenia, é muita historia!

Share

Já contamos sobre lugar em outros posts, mas a gente gostou tanto que resolveu inaugurar a seção falando dele novamente.

Metelkova. Foi aí que ouvimos as clássicas frases “Nunca conte a ninguém sobre a Eslovenia”, “Quão pura é a cocaína no Brasil?” e “Em outros países existe a máfia. Na Eslovena existe o governo”. (a ultima para contextualizar sobre a corrupção no país).

As tais pérolas saíram da boca de moradores que frequentam o local durante um “papo de bar”. Coisa que talvez nunca ouviríamos em qualquer outro lugar que passamos, talvez porque esse lugar seja o único que tenha um contexto social diferente por trás.

A vila é hoje um espaço meio decadente na capital Lujbljana, mas que tem toda uma historia  bacana. No período em que a Eslovenia ainda fazia parte da Iugoslávia, o lugar foi sede de um antigo quartel militar, que tinha inclusive uma prisão política .

Com a queda do comunismo e a dissolução da Iugoslávia, esse espaço foi tomado pela população, que o usou para abrigar bares, manifestações de arte e musica. Muita banda boa já passou por lá – como NOFX – e ainda hoje é possível tomar uma cerveja ouvindo punk rock, trance ou death metal.

E o espaço que abrigava a tal prisão se transformou em um hostel para mochileiros . É só escolher a sua cela preferida e se hospedar, com tranquilidade.

Mas acho que o mais bacana de tudo isso é a oportunidade que o lugar te proporciona de conhecer a cena alternativa da população local. Estivemos lá 2 vezes. Na primeira ficamos só observando, mas não sentimos muita abertura para bater um papo. Voltamos num outro dia – acho que fim de semana – e sentamos do lado de fora. Alguns poucos minutos depois, um norte-americano, rapper, cowboy e que passava alguns períodos no país, puxou conversa e pronto. Começamos um papo que não tinha preço e guia turístico que nos proporcionasse.

Se a historia do lugar interessou, vale a leitura desse post.



About

28 anos, Relações Públicas e "mãe" da Mafalda. Cresceu no interior de SP, viveu 10 anos na capital. Aprendeu a dirigir, trabalhar e se virar. Mas continuou sem gostar de comer tomate com pele, ter as unhas compridas e de ficar sozinha.


Comments

'Metelkova, na Eslovenia, é muita historia!' have no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Images are for demo purposes only and are properties of their respective owners. Old Paper by ThunderThemes.net