Portugal: um lugar especial no mundo

Share

A decisão de irmos pra Portugal na primeira fase da viagem foi um parto. O país  não estava nos nossos planos originais e teríamos que gastar um dinheiro que não estava previsto com as passagens. Mas também estávamos tão cansados do frio bruto do norte que resolvemos flexibilizar o roteiro e seguir em frente.

E logo que a gente chegou, tudo começou a fazer sentido: Lisboa nos recebeu com sol e muito calor, principalmente humano.

DSC_3770

Já no primeiro dia sentimos uma alegria besta só de sentarmos na beira do rio Tejo e sentir o sol batendo no rosto. Foi aí que comecei a me dar conta do quanto o sol (não necessariamente o calor) deixa as pessoas mais felizes.

Foi em Lisboa também onde demos muita sorte de nos hospedar num hostel sensacional e passar alguns dias, incluindo o Natal, com pessoas divertidíssimas – muitos brasileiros e latinos que viviam na Europa e também estavam atrás de um pouco mais de calor e de familiaridade para o Natal. E encontrar essa familiaridade no idioma, nas referências, nas comidas…tudo isso contribuiu para tornar mais feliz aquele nosso momento da viagem.

Não conhecemos todo o país, mas os lugares em que tivemos oportunidade de passar foram compensadores. A cidade do Porto tem uma vista tão linda que vai ser pra sempre um retrato na minha memória.  Sem contar que é ela toda charmosa a noite, com muita musica de rua e restaurantes abertos até tarde.

Porto, Portugal

O Porto é lindo de qualquer angulo.

 

Coimbra tem uma atmosfera tão mineira que me fez sentir no Brasil, com aquele monte de ladeiras e republicas universitárias, cheia de botequins e cartazes de estudantes ao redor.

Coimbra, Portugal

Ladeiras de Coimbra

 

O Cabo de La Roca nos proporcionou um dos pôr do sol mais bonitos que já vimos na vida. Esse lugar fica localizado no ponto mais ocidental da Europa e é um pedacinho especial do mundo.

Fim de tarde no Cabo de La Roca

Fim de tarde no Cabo de La Roca

E a cidade de Sintra parece uma viagem ao passado. Influenciada pela época em que foi dominada pelos muçulmanos, esbanja um monte de jardins belíssimos, mansões e castelos.

Uma das mansões da cidade de Sintra, tinha até tunel subterraneo no jardim

Uma das mansões de Sintra tinha até tunel subterraneo no jardim

Além de encontrar em cada cidade alguma coisa muito especial, valeu a pena ter vivido esses dias para entender melhor nossas referências como brasileiros – como dizer tudo no diminutivo, fazer de todas as ocasiões uma festa, tomar café o tempo todo, ver casinhas coloridas e grudadas, dar valor a comer bem… somos descendentes escarrados dos portugueses!

As ladeiras de Lisboa as vezes faziam lembrar a cidade de Salvador

As ladeiras de Lisboa as vezes faziam lembrar a cidade de Salvador

Conversando com o Ti, acho que tanto eu quanto ele não poderíamos imaginar lugar melhor para estar naqueles dias. é claro que nem tudo sao flores, mas preferimos nos apegar no que ficou de bom. Foi um fim de ano feliz e abençoado!

No hostel em Porto, pós passagem de ano

No hostel em Porto, pra passagem de ano

Sim, fomos felizes :)

Sim, fomos felizes :)



About

28 anos, Relações Públicas e "mãe" da Mafalda. Cresceu no interior de SP, viveu 10 anos na capital. Aprendeu a dirigir, trabalhar e se virar. Mas continuou sem gostar de comer tomate com pele, ter as unhas compridas e de ficar sozinha.


Comments

'Portugal: um lugar especial no mundo' have no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Images are for demo purposes only and are properties of their respective owners. Old Paper by ThunderThemes.net